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Você sabe que ter um negócio envolve riscos, mas riscos bem planejados também trazem retornos muito mais lucrativos, correto? É por isso que o empreendedorismo é visto como uma saída para muitos que não querem mais trabalhar para os outros e desejam ter seu próprio negócio.
Todo negócio, independentemente do segmento, necessita de clientes. São essas pessoas que precisamos atrair, conquistar e fidelizar diariamente. Esse processo consome recursos, tempo, estudo e estratégia.
Nesse sentido, o segmento determina como será a busca pelo cliente. Por exemplo, enquanto uma padaria pode atrair clientes com um simples cartaz na vitrine, negócios que operam online ou em locais menos movimentados precisam de estratégias diferentes.
Então, onde estão esses clientes que não estão por perto? Já abordamos em outro post sobre a importância de um website, das redes sociais e do tráfego pago, que são realmente primordiais. Veja abaixo quais indicadores são relevantes para que você possa traçar novas estratégias de conversão de clientes.
Identificar o Nicho Certo é Entender Quem é Você
Mesmo vendendo diferentes tipos de serviços ou produtos, você pode definir qual é o seu produto carro-chefe, a sua especialidade, e com isso pesquisar no mercado quais as regiões onde as pessoas mais falam sobre esse produto. Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Google Trends.
Aproveite para conhecer a concorrência e identificar os aspectos positivos do que outros fazem. Aprimore sua oferta com base nessas observações. Não esqueça que seu produto carro-chefe é voltado para um tipo de cliente específico, a ‘persona’ que você quer como cliente. Aprenda a identificar o que eles gostam além do seu produto, pois são nesses locais que você precisa anunciar mais.
Crie um Lugar Específico
É mais fácil atrair abelhas com flores ou com mel? A resposta é: depende!
Entenda que é possível atrair pessoas. O que faz você, eu e todo o resto da internet consumir redes sociais? Interação, curiosidade, aleatoriedade, surpresa… Tudo isso.
Não estamos dizendo para você criar uma rede social, mas ter um site que tenha informações de qualidade para atrair pessoas a consumir esse tipo de conteúdo.
Se você digitar ‘receita de bolo de cenoura’ no Google, centenas de sites com receitas aparecerão, cada um com suas particularidades. Quando você acessar um desses sites, ele pode ter os produtos para você fazer a receita, o produto pronto ou propagandas. O ponto é que, feito da forma certa, o visitante encontra o que procura e pode se deparar com outras coisas que ele gosta. Na próxima vez, ele acessará esse site.
Tenha um lugar em que as pessoas gostem de voltar e se sintam à vontade. A exposição da sua marca é o que fará um cliente.
Conclusão
Para resumir, identificar seu nicho de mercado e criar um ponto de contato atraente são passos cruciais para encontrar e fidelizar clientes. Comece definindo seu produto carro-chefe e entendendo sua persona. Em seguida, crie um site ou se o seu negócio está em um local físico, ofereça conteúdo relevante e atraente, opções de interação ou degustação.
Lembre-se, a experiência do cliente é essencial para a fidelização.