Olá, seja bem-vindo.
Este post é destinado a quem pensa em iniciar um negócio próprio ou está tentando, mas vê que as coisas não estão indo como imaginado. Quem já está bem estabelecido e prosperando sabe bem que há muitos perrengues para chegar lá, e apostar alto para ter um bom retorno é para quem tem “estômago forte”.
Perfil de Empreendedor: Você Tem?
Você já deve ter ouvido falar muito sobre o “perfil” do empreendedor: gosta de inovar, aceita assumir riscos, tem um ótimo planejamento, etc. A verdade é que essas pessoas existem, mas ninguém nasce pronto. Essas pessoas foram sendo preparadas durante seu desenvolvimento, talvez pela família já ser formada por empreendedores ou por terem aproveitado oportunidades.
A maioria dos brasileiros que se aventuram no empreendedorismo são pessoas que cresceram aprendendo a ser funcionários, e essa é a realidade. Você teve aulas de economia básica na escola? Provavelmente não. Via de regra, não somos treinados para sermos autônomos, e quando os percalços da vida acontecem, nos vemos forçados a desenvolver essa habilidade. Segundo o próprio Sebrae, uma boa parcela dos empreendedores não teve outra escolha senão tentar, e muitos acabam falindo no caminho.
Caminho das Pedras ou de Pedras?
Não é isso que queremos que você atente, mas ao fato de que nada é fácil, e para quem começa sem planejamento, fica mais complicado. A vida do empreendedor terá altos e baixos em qualquer esfera. A diferença é que os grandes conseguem segurar as pontas com mais facilidade. Seria clichê dizer que é necessário resiliência, mas o que pouco encontramos em materiais sobre empreendedorismo e negócios é a perspectiva do reconhecimento do erro.
Isso significa que, quando você se vê em uma situação em que já dá para perceber que seguir em frente é se enrolar ainda mais (normalmente com dívidas), é necessário parar e fazer a seguinte reflexão:
Esse negócio é o meio pelo qual quero prosperar, é minha vocação, minha paixão? Vou até o fim?
Existem relatórios do Sebrae que coletam informações de até uma década sobre a atividade econômica das micro e pequenas empresas, mas não mostram a perspectiva do empreendedor. Não sei qual é o seu negócio, mas sei que, se você só o faz por ser um nicho que pode prosperar, deve refletir se vale a pena segurar as pontas ou partir para outra atividade quando enfrentar uma baixa.
A Necessidade de um Plano B
Acertar fazendo o que se tem paixão é o melhor dos mundos, mas é importante saber que pode haver casos em que você precisará ser frio com seu sonho e ter um plano B na gaveta. Tenha em mente: Não é porque você é bom em algo que vai prosperar, e não é porque você “só faz por dinheiro” que não vai chegar ao topo. Tudo sempre dependerá das escolhas certas e erradas ao longo de sua jornada. Se você conseguir aprender tanto no acerto quanto no erro, o futuro tende a ser mais promissor.
Pensar Antes de Agir, Mas Agir!
Todo plano é bom até que falhe, mas ficar só planejando também não leva a lugar algum. Em uma metáfora: como um chef, “experimente o que está cozinhando”!
E, como conselho, seu produto precisa de um público que não é você! Saiba fazer a divulgação ou encontre alguém que consiga ler seu nicho, avaliar seu negócio e promovê-lo para você. Quem fica sentado esperando o cliente é dono de boteco!